04 setembro 2006

Foco - Foco (2000)

Capa do disco
Clique aqui para baixar o disco/Download the album - RapidShare
Mais informações nos comentários / More info on comments

........................................................

FocoConhecidos pelas participações ao lado de nomes consagrados como Ed Motta, Djavan, Lulu Santos, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Carlos Balla, Ricardo Silveira, Vittor Santos Orquestra, entre outros, quatros músicos deixaram de ser meros coadjvantes para assumirem o papel principal da obra. Estamos falando do recém-criado grupo Foco que promete ser a nova sensação da música instrumental. Formado por Marcelo Martins (saxofones e flautas), João Castilho (guitarra e violão), André Rodrigues (baixo elétrico e acústico) e Renato "Massa" Calmon (bateria), a banda tem tudo pra decolar na carreira.

Com uma sonoridade predominantemente acústica, as composições e arranjos estão direcionados à improvisação e interação entre os quatro instrumentos. Para marcar a estréia na música, o grupo está lançando o primeiro CD da carreira que apresentará muitas novidades principalmente para as pessoas que curtem o gênero instrumental. Com quase todas as músicas escritas pelos próprios integrantes da banda [exceto Prelúdio #5 de Jeff Gardner] o trabalho é coeso e muito bem amarrado. Outro destaque fica por conta do som do disco que surpreende pela atmosfera de bar pequeno onde o ouvinte parece estar na primeira fila com o sax e a guitarra "na cara", o baixo firme e a bateria ao fundo.

O trabalho do Foco é todo baseado numa mistura de sons oriundos dos trabalhos com os artistas que os integrantes tiveram a oportunidade de atuar e principalmente o Jazz que rende uma boa improvisação na música instrumental. O grupo nos concedeu uma entrevista para mostrar um pouco mais sobre o que vem por aí. Confira em detalhes!

Foco1)Quando vocês sentiram que realmente era o momento de criar um grupo?
No momento em que a gente sentiu a necessidade de executar os arranjos e composição que desenvolvíamos.

2) O trabalho de vocês é baseado todo em solo e instrumental?
É basicamente música instrumental. Os instrumentos fazem as melodias das músicas.

3) Vocês antes de formar o grupo Foco atuavam juntos com artistas consagrados. Agora vocês deixam de ser meros coadjuvantes para assumir o papel principal. Vocês estão sentindo muita diferença?
São coisas bastante diferentes, ter um trabalho que mostre a nossa maneira de ver a música é uma necessidade, e foi uma grande vitória tê-lo conseguido, mas acompanhar outros artistas também é um trabalho muito gratificante, que fazemos com a mesma dedicação e empenho.

4) Fale pra gente sobre esse novo CD que vocês estão lançando.
Ele é uma seleção de algumas composições de nossa autoria e uma do Jeff Gardner, um pianista norte-americano amigo nosso que nos presenteou com uma música inédita. O CD foi gravado sem "overdubs", quase nenhum, ou seja, a gente tocou ao vivo alguns takes de cada música e escolhemos os melhores, quem ouve o CD estará ouvindo como se fosse uma apresentação ao vivo do Foco.

5) Quais as influências musicais do grupo Foco?
Música brasileira primeiramente, vinda do que ouvimos e dos artistas que tivemos a oportunidade de trabalhar, e jazz, a música que possui o espaço para o improviso.

Foco6) Depois do lançamento do CD quais os próximos passos do grupo?
Incrementar a agenda de apresentações ao vivo e partir pra gravaçào do próximo CD.

7) Quais as principais características do Foco?
Música instrumental que prima pela melodia, com predominância de instrumentos acústicos e a presença da guitarra como único instrumento de harmonia.

8) Como vocês vão conciliar este novo trabalho simultaneamente com as participações ao lado dos artistas?
Esse é um dos nossos principais desafios, e até agora temos conseguido nos organizar nesse sentido, temos contado - nas emergências - com o super apoio de músicos como Alberto Continentino (baixo) e Bernardo Bosisio (guitarra).


9) Todos os cantores com quem vocês andaram acompanhando estão dando força pra este novo trabalho?
Sim. Todos nos têm amizade, reconhecem a qualidade do trabalho e nos dão grande incentivo para continuarmos.

10) Deixe uma mensagem final pros seus fãs e para o grande público.
A música instrumental brasileira já viveu épocas melhores, mas dentro do atual momento difícil que passamos, tem uma safra de bons trabalhos surgindo e que precisam e muito do apoio do público, vamos prestigiar!

Marcus Vinicius Jacobson - extraído do site Portal MVHP

************************

FocoFour friends who used to frequently meet to study and play MPB and Jazz standards in Rio de Janeiro's night clubs, and naturally felt the need to express not only their own vision of the songs they had been playing, but also their own compositions. This is the origin of Foco, composed of Marcelo Martins (saxophone and flute), João Castilho (guitar), André Rodrigues (acoustic and electric bass) and Renato "Massa" Calmon (drums).

Performing a predominant acoustic sonority, the compositions and arrangements focus on improvisation and interaction between the four instruments.

Known by their work with Ed Motta, Djavan, Lulu Santos, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Carlos Balla, Ricardo Silveira, Vittor Santos Orquestra, among others, these four musicians will also be seen playing together on this new project. The CD also has the special participation of Jessé Sadoc (trumpet) and Dom Chacal (percussion).

Extracted from André Rodrigue's site

5 comentários:

Anônimo disse...

A wonderful album -- thank you from Chicago.

mvcosta disse...

You're welcome.
Chicago, home of great labels such as Thrill Jockey, Wax Trax!, Dragcity, and Touch & Go.
It's great to hear that music is crossing the boundaries.
Thanks for your feedback.

mvcosta disse...

Foco - "Foco" (2000 - Independente)

1. La Giralda
(Marcelo Martins)

2. Nos Trilhos
(João Castilho)

3. Prelúdio #5
(Jeff Gardner)

4. Leme
(André Rodrigues/João Castilho)

5. Subindo a Serra
(Marcelo Martins)

6. Mergulho Noturno
(João Castilho)

7. Parece Que Foi Ontem
(João Castilho)

8. Palpite Feliz
(João Castilho)

9. "Tá Vuano"
(Renato "Massa" Calmon / Marcelo Martins)


Marcelo Martins: saxofone, pífano e percussão
João Castilho: guitarra e percussão
André Rodrigues: baixo acústico
Renato "Massa" Calmon: bateria

participações especiais:
Don Chacal: percussão em "Subindo a Serra" e "Palpite Feliz"
Jessé Sadoc: trompete em "Palpite Feliz"

gravado por Foco no Big Estúdio em ADAT, entre julho e setembro de 2000
assistente: Alexandre Chalom
mixado por João Castilho
masterizado por Ézio Filho no EG Estúdio

whatlivemom disse...

When both of our kids began speaking their first words and asked for the first time 'what is a space ship?' 'what it a killer whale?' what is a bicycle?' .. anything. and I mean anything. we went straight to Youtube and played it and then talked about it. Most definitely.. Thank you YouTube..
sydney escortsSex toy shop

Anônimo disse...

O link está quebrado. Se for possível, poste um novo link com esse excelente trabalho instrumental brazuca!
Desde já agradeço!

Clicky Web Analytics